← Back to portfolio
Published on

Empreender no Brasil: quais são as habilidades essenciais?

É um fato conhecido que empreender no Brasil, na maioria das vezes, tem origem na necessidade de obter fontes alternativas de renda e não, necessariamente, no desejo de aventurar-se em uma start-up.

A redução das oportunidades de emprego e a instabilidade econômica fazem com que a abertura de uma empresa represente uma solução para os problemas financeiros. Contudo, essa decisão apresenta os próprios desafios tais como a falta de capital inicial, a oscilação da entrada de receitas e o fator mais impactante de todos: a inexperiência do empreendedor.

Este post foi desenvolvido para discutir quais são os atributos essenciais para que o empreendedor possa tirar as suas ideias do papel e transforma-las em uma realidade rentável. Continue lendo e saiba mais!

Quais são as principais habilidades necessárias para empreender no Brasil?

Lançar novos produtos, desenvolver serviços inovadores e aproveitar as tendências de consumo são as competências de um empreendedor que está em sintonia com as expectativas de seus clientes.

Capacidade de correr riscos

Empreender é sinônimo de correr riscos, ter coragem para ousar e inovar no mercado. Em muitas situações, uma decisão tomada no momento certo pode fazer toda a diferença para o crescimento do seu negócio. Contudo, assumir riscos não significa agir com imprudência ou operar sem conhecer todos os fatos.

Um bom gestor sabe que suas decisões devem ser tomadas com base em informações confiáveis, que fornecem uma análise completa do setor em que atua e do comportamento do consumidor. É fundamental construir uma cultura que valoriza a reflexão cuidadosa para evitar consequências prejudiciais.

Habilidade de criar networking

A expressão networking descreve bem um dos principais aspectos de criar um novo negócio. O seu significado pode ser interpretado como a rede relacionamento e contatos relevantes que ajudam o empreendedor a crescer. Nesse aspecto não é quantidade de pessoas que você conhece no ramo que importa, mas sim quem são essas pessoas.

Essa é uma prática recorrente que deve ser incentiva tanto no ambiente externo como interno da companhia. É fundamental que haja espaço para comunicação e colaboração entre as áreas valorizando, assim, a iniciativa dos profissionais.

Resiliência

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das novas empresas tendem a fechar as portas nos primeiros cinco anos de existência. A situação é ainda mais crítica nas micro e pequenas empresas devido ao seu quadro de funcionários enxuto.

Mesmo com esse elevado risco, iniciar uma start-up é uma oportunidade única de aprendizado que somente pode ser adquirido na prática. E na maioria das vezes, o fracasso é uma experiência enriquecedora que motiva a reflexão sobre os métodos de gestão.

Uma empreitada que não deu certo não elimina as suas chances de voltar a empreender, afinal de contas, as portas do mercado não se fecham após a primeira experiência malsucedida.

A possibilidade de empreender no Brasil pode ser um sonho ou uma alternativa para equilibrar as finanças. Independentemente da situação, o que não pode faltar é o planejamento, a elaboração de um plano de negócios e análise econômica para possibilitar o crescimento do negócio.


Subscribe to get sent a digest of new articles by Hórus Marketing Digital

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.